Exercícios “O que é Química? – Pt. 2”

Olá pessoal!
Aqui é a Amanda, e hoje eu venho trazer alguns exercícios resolvidos sobre “O que é Química? – Pt. 2”. Lembrando que as resoluções dos exercícios se encontram no final da postagem.
Não se esqueçam de deixar suas dúvidas e/ou sugestões nos comentários abaixo!


1- Um sistema é formado por uma “pedra” de gelo, água no estado líquido, sal dissolvido na água e três bolinhas da substância chamada polietileno (um plástico menos denso que a água). 
a) Quantas fases há nesse sistema?
b) Quantos componentes formam esse sistema (isto é, quantas substâncias químicas diferentes há nele)?

2- (UFC-CE) Determine a alternativa correta. Em um mesmo recipiente foram colocados óleo, gelo e água, que se mantêm em equilíbrio conforme a figura abaixo. O sistema apresenta:


a) três fases e três substâncias.
b) duas fases em estados físicos diferentes.
c) três fases em um único estado físico.
d) duas substâncias equilibradas em três fases.
e) duas fases e duas substâncias.



3- (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas:
1) Aquecer uma panela de alumínio.
2) Acender um fósforo.
3) Ferver água.
4) Queimar açúcar para fazer caramelo.
5) Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3

4- (Mackenzie-SP) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre.

5- (UFPE) Em quais das passagens grifadas abaixo está ocorrendo transformação química?
1) “O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado.”
2) “A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos.”
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3


RESPOSTAS:

1- a) Existem 3 fases: gelo, água no estado líquido com sal dissolvido e polietileno. b) As diferentes substâncias existentes no sistema são: água (nos estados sólido e líquido), sal e polietileno. Há, portanto, 3 componentes no sistema.

2- d) duas substâncias equilibradas em três fases. As duas substâncias são a água (estado sólido e líquido) e o óleo, e as três fases são o óleo, a água líquida e o gelo. Voltando a lembra que fase é diferente de substância.

3- b) 2 e 4. Tanto para acender um fósforo quanto para queimar açúcar para fazer caramelo são reações químicas, pois ao acender um fosforo a reação que esta ocorrendo é a de combustão , enquanto que ao queimar o açúcar para fazer caramelo é uma reação de caramelização (mais para a frente iremos ver as principais reações com mais detalhes). Resumindo, a composição final é diferente da composição inicial (as cinzas do fósforo é diferente do fósforo antes da queima, e o caramelo é diferente do açúcar) e isso é o que identifica uma transformação química.

4- b) o derretimento do gelo. É uma transformação física, pois a composição inicial e final são as mesmas (os dois são água), a única coisa que muda é o seu estado que passa de sólido para líquido.

5- d) 2 e 4. Em 2 temos uma reação de combustão e em 4 temos uma reação de oxirredução, essas duas reações são transformações químicas.


Referencia:
FELTRE, Ricardo. Química: Química Geral. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano: Química Geral e Inorgânica. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas