Exercícios “O que é Química? – Pt. 2”
Olá pessoal!
Aqui é a Amanda, e hoje eu venho trazer alguns exercícios
resolvidos sobre “O que é Química? – Pt. 2”. Lembrando que as resoluções dos exercícios se
encontram no final da postagem.
Não se esqueçam de deixar suas dúvidas e/ou sugestões nos
comentários abaixo!
1- Um sistema é formado por uma
“pedra” de gelo, água no estado líquido, sal dissolvido na água e três bolinhas
da substância chamada polietileno (um plástico menos denso que a água).
a) Quantas
fases há nesse sistema?
b) Quantos componentes formam
esse sistema (isto é, quantas substâncias químicas diferentes há nele)?
2- (UFC-CE) Determine a
alternativa correta. Em um mesmo recipiente foram colocados óleo, gelo e água,
que se mantêm em equilíbrio conforme a figura abaixo. O sistema apresenta:
b) duas fases em estados físicos
diferentes.
c) três fases em um único estado
físico.
d) duas substâncias equilibradas
em três fases.
e) duas fases e duas substâncias.
3- (UFPE) Considere as seguintes
tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem
transformações químicas:
1) Aquecer uma panela
de alumínio.
2) Acender um
fósforo.
3) Ferver água.
4) Queimar açúcar
para fazer caramelo.
5) Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3
4- (Mackenzie-SP) A alternativa
que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em
coalhada.
d) o desprendimento de gás,
quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto
de cobre.
5- (UFPE) Em quais das passagens
grifadas abaixo está ocorrendo transformação química?
1) “O reflexo da luz nas
águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado.”
2) “A chama da vela
confundia-se com o brilho nos seus olhos.”
3) “Desolado, observava o gelo
derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos
começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da
gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
RESPOSTAS:
1- a) Existem 3 fases: gelo, água
no estado líquido com sal dissolvido e polietileno. b) As diferentes substâncias
existentes no sistema são: água (nos estados sólido e líquido), sal e polietileno.
Há, portanto, 3 componentes no sistema.
2- d) duas substâncias
equilibradas em três fases. As duas substâncias são a água (estado sólido e
líquido) e o óleo, e as três fases são o óleo, a água líquida e o gelo.
Voltando a lembra que fase é diferente de substância.
3- b) 2 e 4. Tanto para acender
um fósforo quanto para queimar açúcar para fazer caramelo são reações químicas,
pois ao acender um fosforo a reação que esta ocorrendo é a de combustão ,
enquanto que ao queimar o açúcar para fazer caramelo é uma reação de
caramelização (mais para a frente iremos ver as principais reações com mais
detalhes). Resumindo, a composição final é diferente da composição inicial (as
cinzas do fósforo é diferente do fósforo antes da queima, e o caramelo é
diferente do açúcar) e isso é o que identifica uma transformação química.
4- b) o derretimento do gelo. É
uma transformação física, pois a composição inicial e final são as mesmas (os
dois são água), a única coisa que muda é o seu estado que passa de sólido para
líquido.
5- d) 2 e 4. Em 2 temos uma
reação de combustão e em 4 temos uma reação de oxirredução, essas duas reações
são transformações químicas.
Referencia:
FELTRE, Ricardo. Química: Química Geral. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano: Química Geral e Inorgânica. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano: Química Geral e Inorgânica. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
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