Processos de separação – Pt. 1

         Olá pessoal, aqui é a Amanda e espero que vocês tenham gostado das postagens anteriores sobre “O que é Química? – Pt. 1 e 2”. Nas postagens passadas vimos o que é matéria e como ela pode ser classificada, se ela pode ser uma substância pura ou uma mistura.
        A maioria dos materiais que são encontrados pela natureza são misturas de dois ou mais componentes, e por isso é muito importante encontrar formas de separar esses componentes. Hoje vamos ver quais são os processos de separação que são realizados para obter uma substância isolada de uma mistura. Sendo que estes processos são importantes para os laboratórios e para as indústrias, além de alguns processos serem utilizados no nosso dia-a-dia.

           Vamos usar dois exemplos de misturas para mostrar a importância dos processos de separação:
1)  Feijão com pedrinhas
2) Água com areia

                Agora tente responder:
-Como você separaria o feijão das pedrinhas?
-O método que você utilizaria seria o mesmo para separar a água da areia?
-Se não, qual seria o processo que você utilizaria?

No exemplo 1 existem vários processos que você poderia utilizar para separar o feijão das pedrinhas: separar elas manualmente (catação) ou passar elas por uma peneira (peneiração). Já no exemplo 2 a água pode ser separada da areia por aquecimento (destilação/evaporação) ou por deixar que a mistura fique parada por um tempo até que a areia se deposite no fundo do recipiente (sedimentação) e ao inclinar o recipiente, a água é separada da areia (decantação).
Através destes dois exemplos já é possível perceber que existem vários processos que podem ser utilizados para separar as misturas. Existem separações mais simples como a evaporação, porém para as indústrias seria mais interessante algo mais refinado, que não custe muito e que seja rápido e eficiente, como a destilação. Ou seja, os processos de separação dependem:

- do tipo de mistura que você quer separar (se é uma mistura sólido/sólido, líquido/sólido ou líquido/líquido) e,
- da eficiência que você quer separar (se tem que ser algo simples ou refinado, se pode ser algo demorado ou rápido, baixo ou alto custo).

                A seguir irei listar alguns processos de separação e explicar cada um deles:

Catação
A catação é um tipo de separação manual de sistemas do tipo "sólido-sólido". Os materiais podem ser separados manualmente, ou com ajuda de uma pinça ou outro objeto.

Exemplo: separar o feijão de pedrinhas.



Ventilação
Ventilação é um processo de separação de substâncias de sistemas do tipo “sólido-sólido” através do vento. O sólido menos denso é separado do mais denso por uma corrente de ar.
Exemplo: separação da casca do grão de café (a casca é levada pelo vento por ser menos densa que o grão de café).


Levigação
Levigação é um processo de separação de substâncias de sistemas do tipo “sólido-sólido” através da água. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las, as menos densas são levadas pela água.
Exemplo: é um processo feito pelos garimpeiros para separar a areia (menos densa) do ouro (mais denso).


Peneiração
Peneiração é um processo de separação de substâncias de sistemas do tipo “sólido-sólido” que utiliza uma peneira para separar partículas menores das maiores. As partículas maiores ficam retidas na peneira e as menores passam por ela.
Exemplo: separar a areia fina da grossa.



Nas próximas postagens iremos continuar a ver mais exemplos de processos de separação de misturas como:
- Filtração;
- Decantação;
- Destilação;
- e entre outros.
Então fiquem ligados, porque semana que vem tem mais. Dúvidas, críticas e/ou sugestões deixem nos comentários abaixo. Até a próxima e tchau!

Comentários

Postagens mais visitadas